quarta-feira, janeiro 30, 2008

Desenvolvedor do AppArmor é contratado pela Microsoft

Crispin Cowan, desenvolvedor do AppArmor e ex-funcionário da Novell foi contratado pela Microsoft [1]. (Observação: a equipe desenvolvedora do AppArmor foi demitida pela Novell em outubro de 2007 sem muitas explicações [2], e Crispin criou a Mercenary Linux [3] para dar continuidade ao desenvolvimento do AppArmor).

Além de colocar em dúvida a continuidade do desenvolvimento do AppArmor, esse fato impediu que Crispin Cowan desse sua palestra na LinuxConf Austrália desse ano. Crispin havia convidado o desenvolvedor do SELinux Russel Coker para um debate público que iria expor as diferenças das duas tecnologias, o qual Russel não aceitou [4]. Como Crispin nem ninguém compareceu para substituí-lo, a palestra iria ser cancelada, quando Russel se ofereceu para falar sobre SELinux, e sua palestra foi muito bem recebida [5].

Qual será agora o futuro do AppArmor? O Suse Linux e mais recentemente, o Ubuntu Linux ainda continuarão usando essa tecnologia? Pelo menos já existem esforços para que o SELinux seja portado para Ubuntu pela equipe Ubuntu-Hardened [6].

Referências:
[1]: http://blogs.msdn.com/michael_howard/archive/2008/01/17/crispin-cowan-joins-the-windows-security-team.aspx
[2]: http://www.heise.de/english/newsticker/news/97383/from/rss09
[3]: http://www.mercenarylinux.com
[4]: http://linux.conf.au/programme/detail?TalkID=210
[5]: http://etbe.coker.com.au/2008/01/30/my-lca-talk
[6]: https://wiki.ubuntu.com/HardySELinux

Um comentário:

vinicius disse...

Olá Jeronimo,

(eu estava pesquisando alguma coisa sobre o openbsd no google images e vi a tua foto ao lado do theo de raadt linkando pra esse blog, aí te reconheci...outro dia eu fui numa reunião com vcs na UCS...)

...mas sobre o assunto desse post, pra segurança no kernel eu gosto bastante do gr-security, apesar de tb gostar do SElinux.